Brasil é potência mundial nos esports

O que era um hobbie para muitos que começavam a frequentar as famosas Lan Houses por volta de 1998, passou a ser considerada uma profissão do futuro; e para o mercado de esports, o futuro já chegou. Naquela época, não dava para imaginar que o cenário dos esports cresceria de forma tão expressiva, mas sempre houve esperança de que todo o esforço do início resultaria em algo grande.

Mais de 20 anos depois, como CEO da ESL Brasil, é possível notar que o mercado já conquistou espaços que pareciam utópicos, entretanto, ainda há muito trabalho pela frente no terreno fértil dos esports.

Apenas em audiência, o Brasil é o terceiro maior consumidor de esports mundial de acordo com o último relatório da Newzoo, ficando atrás apenas de China e Estados Unidos. Desse público, 11,4 milhões são entusiastas de esports e por isso uma das missões da empresa no Brasil é aquecer o mercado dos esportes eletrônicos na região, com competições e eventos que superem as expectativas de um público tão fiel e apaixonado pelas competições de jogos eletrônicos como os brasileiros.

Porém, para se obter uma indústria de esportes eletrônicos consolidada como já acontece no cenário internacional, é necessário abrir os olhos das marcas brasileiras interessadas em investir cada vez neste mercado que, por se tratar de um segmento relativamente “novo”, os valores de investimento ainda são muito acessíveis e possuem retorno cerca de sete vezes maior em relação aos esportes tradicionais. Ainda de acordo com os relatórios da Newzoo, 66,3 milhões de brasileiros se consideram gamers, isso quer dizer que ainda há muito público para alcançar com esse esporte que já nasceu digital.

O diferencial da ESL é o cuidado e dedicação para trabalhar em conjunto com toda a comunidade gamer, promovendo uma imagem positiva do esport para a sociedade em geral, o que gera credibilidade para com o público e atletas. De acordo com a pesquisa Momentum Worldwide We Know Gamers Study 2017, 75% dos entrevistados gamers disseram que o jogo sempre fará parte da sua vida, e 35% afirmou que jogam mais a medida que envelhecem. Com esses dados é possível afirmar que o Brasil já tem um público fidelizado nos esports bastante poderoso e atraente para as marcas não endêmicas. A audiência anual da ESL Brasil já soma 7 milhões de espectadores únicos, alcançando boa parte do público que se considera entusiasta da área.

É por isso também que toda vez que uma equipe brasileira se destaca em um campeonato, não é só ela que ganha, mas todo o cenário do qual ela participa. Essa ascensão também facilita a entrada de novos players e o interesse de novos patrocinadores, além de encorajar mais público e fidelizar os que já acompanham nosso trabalho.

Em 2018 o Brasil vai presenciar o primeiro ESL One de Counter Strike: Global Offensive promovido pela ESL, em parceria com a Intel. O ESL One Belo Horizonte 2018 será um grande indicador de todo esse sucesso com o público. Um evento desse porte mobiliza grande parte da fatia gamer no Brasil, e uma boa porcentagem dela terá sua primeira experiência em um evento global de esport. Essa é a oportunidade perfeita para mostrar para o Brasil e para as empresas que temos capacidade de mobilizar multidões com campeonatos e ligas em território nacional que batem com as expectativas de eventos internacionais.

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