5 dicas simples de proteger seu site WordPress em 2022

Seu site WordPress hospedado é sua casa na Internet. Se você notar, mencionei especificamente sites WordPress auto-hospedados. Os sites auto-hospedados do WordPress são executados em um software de código aberto gratuito chamado WordPress. E devido a essa popularidade, o WordPress tem sido um alvo favorito de hackers e bots.

Sem mais delongas, aqui estão cinco maneiras simples de proteger seu site WordPress.

1 Atualize seu software, temas e plugins do WordPress

Agora, se você não atualizar seu software regularmente, estará deixando seu site aberto para ataques. Sem mencionar, você está perdendo as principais melhorias e novos recursos. Você não precisa fazer login no painel de controle de hospedagem na web ou no cPanel ou fazer o download da versão mais recente do software e fazer o upload para o seu site.

Aqui está o que você precisa fazer

Na seção de menu do lado esquerdo, você verá uma seção que diz ‘Atualizações’. Quando você atualiza seu software, ajuda seu site a permanecer seguro. Quando os hackers pesquisam sites não atualizados para atacar e vitimar, você está fora dessa lista com segurança. A verificação de atualizações levará apenas alguns minutos, mas se você tiver uma agenda cheia, nem sempre poderá acomodar as verificações de atualização no seu fluxo de trabalho.

2 Não use ‘admin’ como seu nome de usuário e senha

Pode parecer estranho, mas sim, as pessoas ainda usam ‘admin’ como nome de usuário e senha. Isso é meio bobo quando você pensa sobre isso. É praticamente a primeira combinação de login que as pessoas usam quando tentam acessar um site ao qual não têm autoridade!
Se você realmente deseja tornar seu site seguro, precisa pensar mais. Especialmente se o seu domínio for uma combinação do seu nome e sobrenome! É muito fácil adivinhar, e você está realmente dando aos hackers a chance de acessar seu site.
Ao pensar em um nome de usuário e senha, você pode usar uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos.
É difícil memorizar, mas você sempre pode manter os detalhes do seu login em algum lugar seguro.
Nunca se esqueça de onde você guarda uma cópia da sua senha mestra, para não perder inadvertidamente o acesso aos detalhes de login dos seus sites favoritos.
Como alternativa, você também pode tentar usar a autenticação de dois fatores no seu site WordPress. Ao fazer login no seu site, você também receberá uma senha enviada para o seu smartphone ou tablet, que deverá ser inserida em 5 ou 10 minutos.

3 Proteja seu conteúdo: proteja o que é seu

O problema de estar online é que, com uma simples copiar e colar, alguém pode facilmente roubar seu conteúdo. Às vezes, eles até copiam textualmente e publicam como se fosse o suco criativo que surgiu com o conteúdo. A pirataria de conteúdo pode ser feita por qualquer pessoa, independentemente de ser um «técnico» ou não. Você pode minimizar o roubo de conteúdo desativando os atalhos do teclado como Recortar, Copiar e Colar.

Para o seu site WordPress hospedado por si próprio, existem muitos plug-ins gratuitos que você pode instalar, como «Proteção contra cópia de conteúdo WP e sem clique direito». Este plug-in desativará os atalhos de teclado como Ctrl + A, Ctrl + C, Ctrl + X, Ctrl + S e Ctrl + V em apenas alguns cliques. Proteger seu conteúdo é importante. Embora tornar o seu site à prova de roubo seja um desafio, você pode adicionar uma página de Termos de Uso ao seu site, onde informa às pessoas como elas podem usar seu conteúdo.

4 SSL: proteja os dados do seu cliente

SSL significa Secure Sockets Layer. É o que faz o URL de um site passar de «HTTP» para «HTTPS».

Isso é importante se o seu site for uma loja on-line onde você solicita que seus compradores insiram informações confidenciais, como nome, endereço, informações de contato e informações de pagamento.
Ter SSL dá a seus clientes a confiança necessária para fornecer suas informações.
Se eu sou um comprador e vejo que minhas informações não estarão seguras se eu comprar de você, não comprarei, por mais atraente que seja o seu produto.
Com o SSL instalado no seu site WordPress, seus clientes não precisarão se preocupar em ter seus detalhes de pagamento roubados por terceiros, como hackers e bots.

5 Faça backup regularmente do seu site WordPress

Não posso afirmar isso o suficiente – faça backups regulares do seu site. Mesmo que você seja um site «pequeno», verifique se, infelizmente, isso acontece com você, pois você tem uma cópia de tudo e é apenas uma questão de reenviar o conteúdo. Você entra em pânico por um minuto e fica tranqüilo porque possui uma cópia dos dados do site e pode simplesmente enviá-los novamente para o servidor da web. Se você tiver um backup do seu site, poderá voltar para uma versão funcional do site e continuar com seus negócios como de costume.

Palavras Finais

É certo que algumas das dicas acima podem ser difíceis de configurar se você não tiver um osso técnico em seu corpo. O que posso garantir é que, quaisquer que sejam as medidas que você tome, valerá a pena no final. Mas realmente, um pouco de dor hoje será a alegria de amanhã. Você não quer ficar tranquilo agora e evitar responsabilidades, apenas entre em pânico quando seu site for atacado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo