Gosta de poker e RPG? Conheça o novo game que une os dois estilos

Poker Quest é o mais novo lançamento da Playsaurus

Já imaginou unir jogos de baralho com um RPG? Essa é a proposta do novo game Poker Quest, lançado pela desenvolvedora Playsaurus (a mesma de Clicker Heroes) que incorpora elementos da modalidade de cartas mais popular do mundo ao gênero de RPG e seus componentes mais do que conhecidos no universo dos games.

O jogo se define como um roguelike de fantasia em que o jogador usa um baralho padrão de 52 cartas para fortalecer os itens de combate. Apesar de não seguir o funcionamento padrão do Texas Hold’em ou do Omaha Hold’em, que são as modalidades mais populares de poker, o game incorpora a força das cartas que é a mesma no esporte da mente – ou seja, ás, rei, dama e valete são poderosos. Em outras palavras: mãos melhores acabam desencadeado em habilidades mais fortes nos duelos, e ter um conhecimento prévio de como funciona o poker (e também outros jogos de cartas) pode ser crucial.

Como em qualquer bom RPG, o universo de Poker Quest tem a predominância de castelos, cavaleiros, mágicos, dragões, monstros e outros elementos típicos do gênero também se fazem presentes. Os jogadores podem escolher entre 12 heróis com características distintas para travar batalhas. O game conta com execuções diárias com estatísticas públicas e outros detalhes interessantes, além de modificadores de níveis. Também está repleto de mini games com a temática de cassinos que o tornam ainda mais interativo e atrativo para o público que gosta de jogos de azar.

A primeira versão alfa pode ser jogada sem nenhum custo, seguindo uma tendência de jogos gratuitos da modalidade oferecidos por alguns sites de poker online e também por outros títulos para consoles e PC, como o Prominence Poker, que é referência no gênero. Porém, a tendência é que a versão final do jogo, ainda sem data para lançamento, seja paga.

Jogabilidade

O Poker Quest é bastante parecido com um clássico construtor de decks como os populares Magic: The Gathering, Hearthstone ou Legends of Runeterra, mas é muito diferente. O mapa do universo se inspira em Slay the Spire, com a intenção de fornecer uma variedade muito maior de eventos e atividades.

A mecânica de combate é inspirada em Dicey Dungeons. Porém, em vez de dados, são as cartas que fazem a diferença. Poker Quest contém um vasto e novo conjunto de mecânicas que se concentram nas propriedades de cada carta.

Por isso, parte do conhecimento que os jogadores possam ter adquirido em outros jogos de cartas será naturalmente transferido para o Poker Quest. Além disso, o novo game da Playsaurus permite ao jogador aprimorar suas habilidades em determinar as probabilidades das cartas enquanto joga um RPG de fantasia.

“Com bastante prática nas dificuldades mais difíceis, as respostas a perguntas como ‘quais são as chances de eles terem uma de espada nessas duas cartas?’ pode se tornar uma segunda natureza para o jogador”, explica a desenvolvedora, que é um estúdio independente de Los Angeles que foi fundado em 2011 pelo norte-americano Thomas Wolfley e pelo vietnamita Le Nguyen.

Projeto é nova tentativa de unir poker e RPG

Lord of Poker foi outro game que tentou juntar o jogo de cartas ao RPG. 

Poker Quest não é o primeiro jogo com a proposta de incorporar elementos de poker no universo RPG. Antes disso, os bielorrussos Alexander Petukh e Alexander Bernat idealizaram o Lord of Poker, game que também trazia a dinâmica do jogo de cartas para um ambiente próprio de role-playing game, com heróis, feitiços e monstros dentro de uma mecânica multiplayer que prometia ainda mais interatividade. O projeto chegou a levantar um financiamento coletivo, mas acabou não tendo sucesso e foi descontinuado.

De certa forma, o Prominence Poker, jogo da 505 games que é um dos mais populares do gênero e disponível em diversas plataformas (PC, PS4 e Xbox One), também incorpora elementos de RPG, embora não possa ser considerado um título do gênero e seria melhor classificado como um arcade de poker com um bom background.

Se você ficou curioso para testar suas habilidades com o baralho em um jogo de RPG, pode jogar a demo do game de três maneiras distintas: a versão alfa de Poker Quest está disponível diretamente no site da Playsaurus pelo navegador, via download pelo site ou pela própria Steam. A data de lançamento da versão definitiva ainda não foi divulgada pela desenvolvedora. Enquanto isso, os aprimoramentos seguem.

“Planejamos terminar a arte, os efeitos e os sons, mas enquanto fazemos isso, continuaremos a atualizar o jogo com mais heróis, itens, monstros e maior profundidade e equilíbrio. A versão completa será pelo menos diferente nesses aspectos, e possivelmente mais”, diz a desenvolvedora.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo