Palavras podem resultar em banimento no WhatsApp; saiba quais são para evitá-las




Não existe qualquer dúvida de que o WhatsApp seja o mensageiro instantâneo mais usado da atualidade. 

Junto com o Facebook Messenger, ele praticamente forma um monopólio do Facebook no mercado de aplicativos para troca de mensagens multiplataformas — estando bem à frente de Telegram e Viber, que não veem o mesmo crescimento.

Há diversas formas de usar o WhatsApp sem respeitar os termos gerais de uso. Geralmente, isso pode causar banimento temporário dos usuários — algo que pode variar entre 24 e 120 horas de suspensão (isso mesmo, cinco dias). Confira abaixo alguns dos principais comportamentos fazem parte dessa lista:
1 Uso de apps não oficiais
2. Mandar mensagens para desconhecidos
3. Ser bloqueado por muitas pessoas
4. Criar grupos com desconhecidos
5. Enviar spam
Bloqueios definitivos
Além de todos os comportamentos que já mencionamos, há também outros que podem resultar em suspensão definitiva. Nesse caso, os usuários podem receber uma mensagem dizendo: “Seu número não é mais permitido em nosso serviço”. Confira o que pode ocasionar isso:

6. Enviar anúncios ou solicitações comerciais
7. Enviar spam
8. Submeter conteúdo ilegal/criminoso
9. Utilizar sistemas automatizados para enviar mensagens
10. Reincidir nos comportamentos após suspensão

O WhatsApp sempre quer manter os seus usuários em segurança. Pensando nisso, o mensageiro possui uma inteligência artificial que pode banir a conta de uma pessoa caso mencione palavras de cunho malicioso. 

O recurso foi criado a partir de reclamações de usuários que sofrem ameaças.
No entanto, o banimento pode acontecer sem que a pessoa tenha tido uma intenção maldosa. Sendo assim, é necessário estar sempre atento aos conceitos que podem levar a esse fim. Basta evitá-los e respeitar as regras propostas.




Afinal, quais termos devem ser evitados no WhatsApp para não ter a conta suspensa?
Em primeiro lugar, é importante evitar xingamentos, tons de ameaça e qualquer tipo de preconceito. Mesmo que seja brincadeira, a inteligência artificial do WhatsApp verá a ação como maliciosa, então, reconsidere certas medidas de comunicação.
Nos grupos, por exemplo, caso um integrante se sinta ofendido, é possível denunciar a mensagem que tenha a capacidade de suspender a conta temporariamente. Alguns termos ligados ao banimento são: ‘’abuso sexual’’ e ‘’pornografia’’.

Ou seja, a funcionalidade do WhatsApp ajuda a evitar que a internet se torne um espaço em que pessoas inocentes sofram com a propagação de ideias e atitudes de má fé. Lembrando que a recuperação da conta depende da avaliação do usuário, após alguns dias de apuração.

Como recuperar uma conta bloqueada no WhatsApp?
O WhatsApp disponibiliza a confirmação de duas etapas para proteger ainda mais a conta no aplicativo. Embora os dados sejam protegidos com criptografia, recorrentemente criminosos conseguem invadir e clonar a conta.




Porém, quando isso acontece o sistema do mensageiro realiza um procedimento de bloqueio da conta simultaneamente. Assim, os criminosos não conseguem acessar as informações do usuário.

Sendo assim, para recuperar a conta ‘roubada’, é necessário entrar no WhatsApp com o número de telefone e verificar o usuário com uma chave de acesso com seis dígitos, recebida por SMS.
Feito isto, o invasor que estiver usando a conta será desconectado imediatamente, uma vez que o código extra de segurança indica o verdadeiro dono da conta.
Vale ressaltar que o WhatsApp fica bloqueado durante 12h. Após esse período, a conta pode ser usada novamente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo